Páginas

segunda-feira, 20 de maio de 2013

A crise existencial dos partidos políticos


Falar em crise dos partidos políticos e mais incisivamente em “fidelidade partidária” não é uma questão de interesse meramente privado dos partidos políticos. A questão de fundo é a forma como nossa democracia representativa funciona, quais seus problemas e que alternativas temos para melhora-la.

Em nossa democracia os partidos políticos funcionam como um canal pelo qual os anseios e reivindicações da sociedade podem alcançar o centro formador da vontade e da opinião pública. As decisões do Estado são regidas por reivindicações e pressões exercidas por diferentes grupos sociais, e deve-se garantir que estas sejam introduzidas no sistema político, esse termina sendo um dos papeis dos partidos.

Porem apesar de ainda ser essencial para a democracia, esse regime representativo partidário possui graves problemas e desafios. Entre estes, a falta de base ideológica da maior parte dos partidos e, consequentemente, a falta de “fidelidade” de seus membros, apresenta-se como um dos temas centrais para a evolução desse sistema. Pois a despeito da existência de inúmeros partidos no Brasil, isso não tem significado na pratica, diferentes posições ideológicas e pretensões a direitos diversos.

Ao contrário, como não há grande vínculo ideológico, os programas dos partidos tem se tornado vazio e seus integrantes e lideranças têm se isentado em geral de tomar posições acerca de assuntos polêmicos, seja para defendê-los, seja para explicitamente negá-los. Na verdade, poucas vezes os partidos tomam “partido”, o que é incompatível com a democracia contemporânea de sociedade plural, caracterizada pela existência de conflitos.

A despeito, dia após dia surgem novos partidos, não questiono aqui a fundação dos mesmos, mas se não houver um movimento de religação entre os partidos e suas linhas ideológicas, com fidelidade partidária, os partidos (todos) estão fadados a serem meras siglas, que receberam candidatos de eleição em eleição, cujo compromisso não se estende para além de seus mandatos e benefícios pessoais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário