Páginas

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ampliação de Vagas no Ensino Superior;



A ampliação de vagas do ensino superior e técnico público continua sendo um dos grandes desafios da educação brasileira. Poucos são os alunos que concluem o ensino médio e conseguem ingressar em uma universidade ou em uma instituição de ensino técnico. Menor ainda é esse número se levarmos em consideração apenas alunos oriundos de escola pública e alunos das cidades do interior.

Por isso não adianta apenas construir universidades, escolas técnicas, entre outras. A superação desse desafio deve ter como linha norteadora principal, a superação das disparidades; entre regiões, estados, capital e interior, cidade e campo, centro e periferia.

Para isso a utilização de novas tecnologias, e técnicas devem ser as principais armas, nesse processo de ampliação do acesso a educação. Uma das ferramentas centrais é o ensino a distancia, que possibilita com baixo custo chegar com ensino a municípios, localidades de difícil acesso, comunidades, bairros e etc.

Outro ponto que deve ser relevado é a necessidade de um maior alinhamento entre municípios, estados e federação, e entre as instituições de ensino, públicas e privadas, porém a historia nos mostra que soluções magicas e simplistas não resolvem nossos problemas, ou o resolve apenas de forma parcial.

Por isso o processo de ampliação de vagas no ensino superior deve ser construído a partir do diálogo entre os estudantes, professores, gestores, funcionários e comunidade em geral, propostas de ampliação de vagas construídas entre quatro paredes, sem um debate amplo e inovador com todos os atores, principalmente com nós estudantes, não respondem as nossas expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário