Páginas

domingo, 29 de julho de 2012

Reforma Agraria




A estrutura fundiária do Brasil é muito injusta, assim como a distribuição de renda, e observa-se que entre ambas há uma relação proporcionalmente direta, quanto maior a concentração de terras maior a concentração de renda. A maior parte desses problemas é decorrente do processo histórico de construção da nação, pautado sempre no privilegio de uma pequena parcela da sociedade.

Durante os dois primeiros séculos da colonização portuguesa no Brasil, a metrópole (Portugal) dividiu e distribui as terras da colônia (Brasil), através das Capitanias Hereditárias, onde poucos donatários receberam faixas enormes de terra (pedaços comparados a alguns estados atuais) para explorar e colonizar.

Embora tenha vigorado por pouco tempo, o sistema das Capitanias Hereditárias deixou marcas profundas na divisão de terra do Brasil. A primieroa distribuição desigual das terras gerou posteriormente os latifúndios, sistema que vigora até hoje.

Desde então, apenas uma pequena parcela da sociedade brasileira tem acesso a terra. O latifúndio (grande propriedade rural improdutiva) tornou-se padrão nacional, para termos uma ideia desta desigualdade, quase metade das terras brasileiras está nas mãos de 1% da população.

Para corrigir estas distorções, nas últimas décadas tem se mostrado muito forte a intervenção de movimentos sociais, na busca pela distribuição de terras de forma igualitária, chamado de “Reforma Agrária”, o sonho da distribuição dos meios de produção do campo.

Um processo onde, a sociedade promove a divisão das terras (meio de produção) de forma mais igualitária entre os indivíduos que a compõem, ou seja, as propriedades particulares, em sua maior parte latifúndios improdutivos, são tomadas pelo estado a fim de lotear e distribuir para indivíduos que não possuem terras para plantar.

Dentro deste sistema, além da distribuição de lotes, propõem-se que o estado deve assegurar condições para o desenvolvimento das propriedades com novas tecnologias. financiamentos, infra-estrutura, assistência social, consultorias entre outros.
 
A reforma agraria assim mostra-se como um dos primeiros passos rumo a uma melhor distribuição de renda na sociedade, e por que não dizer rumo a um socialismo;

Porém a construção desse processo tem se mostrado difícil e cheio de empecilhos;

Estado tem sido subjugado ao jogo de interesses de lobistas do Agribusiness, grandes oligarcas e bisnetos de Capitães Hereditários, que ainda hoje ocupam espaços de poder na nação. tomando apenas medidas paliativas, para tentar conter as pressões no campo; como assentamentos de alguns indivíduos, mediante a pressão de Trabalhadores rurais principalmente organizados no MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) que tem ocupado latifúndios improdutivos; e

O Movimento Social não tem tido êxito em colocar a pauta como ordem do dia na sociedade, fazendo com que o debate limite-se a poucos núcleos, diminuindo-se a dimensão real que esse debate possui.

Uma coisa é certa, não dá de pensar em país sem pobreza se não dividirmos a riqueza!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário