Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2012

O Ambiente, Sociedade e Habitat



O ambiente, entendido como a relação, sociedade e habitat, partindo do pré-suposto de que a sociedade não engloba apenas os seres humanos e suas complexas relações entre si mais toda a diversidade de seres; é extremamente complexo, e muitas vezes mal compreendido.

Mesmo a sociedade fazendo parte do ambiente, esta se põe (ou a colocam) alheia a este, partindo ao meio o conceito de ambiente, dando a imprecisa aparência de serem seres, entidades, sei lá, coisas distintas, dificultando o entendimento e propiciando analises superficiais dos principais problemas que temos hoje.

Essa oposição resulta na mesma divisão inconsistente de crescimento/progresso e bem estar sócio-ambiental, exacerbando o desequilíbrio da balança habitat sociedade.

Algumas das consequências mais diretas desse processo podem ser observadas no elevado índice de consumo e a consequente industrialização desmedida de nosso planeta, que esgotam ao longo dos tempos os recursos da Terra, que levaram milhões de anos para serem compostos.

Essa contradição nas relações Homem-Natureza residente principalmente nas estratégias de industrialização criadas pelo homem e para o homem, vista como geradora de benefícios; porém como fim, ocasiona o afastamento do homem do mundo natural, como se este não fizesse parte dele, em uma vã tentativa da humanidade de construir o seu próprio mundo.

Com isso a humanidade conseguiu contaminar o próprio ar que respira a água que bebe o solo que provém os alimentos, os rios. Destroem seu habitat, e todas essas destruições colocam em risco a sobrevivência da Terra e dos próprios seres humanos.

Para que isso não continue ocorrendo é importante revermos nosso conceito de ambiente, e construir através de um processo participativo e democrático proposições de um novo modelo de desenvolvimento e consumo, construindo-se um novo pacto da humanidade pela sobrevivência; As técnicas adquiridas pelo homem durante seu processo de evolução devem servir para proteger o planeta e não para seu assassinato, seu suicídio.

Não existe ainda a formula para o sucesso da humanidade nesse processo de aproximação do homem com a natureza, e a superação das desigualdades sociais, mas a formula do fracasso já esta dada, basta seguirmos o curso que a humanidade está seguindo;

Vamos esperar vê qual é dessa Rio + 20!



Nenhum comentário:

Postar um comentário