Páginas

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Estatuto da Juventude - Jovens Como Sujeitos de Direitos


O Estatuto da Juventude foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (9). Em tramitação no Congresso Nacional há quase dez anos, o projeto seguirá para sanção presidencial.

O texto estabelece uma carta de direitos específicos a toda população brasileira com idade entre 15 e 29 anos. Um importante marco legal que reconhece a necessidade de criação de políticas aos/as jovens brasileiros, adotando um Sistema Nacional de Juventude e uma série de políticas emancipatórias para facilitar o acesso do jovem ao mercado de trabalho.

A aprovação do Estatuto faz parte de um processo de ampliação dos direitos e institucionalização das políticas públicas, com destaque para a aprovação em 2010 da Emenda Constitucional nº65, a PEC da Juventude, que inseriu o termo 'juventude' no capítulo dos direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal.

“É a primeira legislação que traz em seu corpo a questão da diversidade, do respeito a livre orientação sexual. Agora, a aprovação é um primeiro processo. A efetiva aplicação dos direitos vai demandar políticas positivas dos estados e municípios” assinalou Alfredo Santos Jr., secretário nacional de Juventude da CUT.

Na Câmara, os parlamentares aprovaram a maior parte das alterações que vieram do Senado, com exceção de três itens. A Câmara manteve transporte escolar progressivo a estudantes do ensino superior, e não apenas do ensino básico; e derrubou a necessidade de selo de segurança para a Carteira de Identificação Estudantil, que segundo os parlamentares contrários, poderia resultar em monopólio das entidades emissoras.

“São 51 milhões de jovens de 15 a 29 anos que passarão a ter uma declaração de direitos, benefícios diretos como a meia entrada e meia passagem, mas acima de tudo, passarão a ser encarados como sujeitos de direitos de maneira permanente, com as políticas publicas de juventude encaradas e reconhecidas como políticas de estado...ampliando o papel e compromissos dos entes federados a partir da instituição do sistema nacional de juventude." Informou Severine Macedo Assessora de Juventude da Presidência da Republica!


Nenhum comentário:

Postar um comentário